Estudante do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica, Ana Mendes, de 19 anos, optou pelo ISCE Douro por apresentar uma atrativa oferta formativa e por se localizar perto do seu local de residência.
No decorrer da entrevista, contou-nos todo o processo criativo para a elaboração de uma Associação de Estudantes, do ponto de vista da sua presidência.
O que é necessário para criar uma AE?
Para criar uma AE é necessário estruturar uma equipa que ocupe os estatutos obrigatórios e que todos os membros estejam dispostos a se entregar e fazer o seu melhor para que os estudantes tenham um ótimo ano.
Como é feita a eleição e/ou escolha dos membros da lista e dos respetivos presidentes?
É o presidente que é responsável pela escolha dos membros que irão integrar a sua lista. Ou seja, qualquer aluno tem a liberdade de criar uma lista dentro dos prazos previstos para tal e após as eleições a lista que os alunos escolherem para os representar assume o mandato do respetivo ano letivo.
Por que é que decidiste assumir o cargo da presidência da Associação de Estudantes?
Assumi este cargo por incentivo de um amigo, neste caso o antigo presidente da Associação de Estudantes, o João Gonçalves. Ele queria dar continuidade a objetivos delineados por ele e cá estou eu a dar o meu melhor com a equipa que escolhi.
De uma forma resumida, qual é a importância e quais são as vantagens de uma AE no ensino superior? A que tipo de atividades estão sujeitos os membros pertencentes à lista?
As vantagens de existir uma Associação de Estudantes no ensino superior são, principalmente, representar e defender os interesses dos nossos estudantes; para tal, dinamizamos atividades culturais, desportivas e recreativas.
Qual é a tua opinião em relação à criação de projetos por parte da comunidade estudantil? Sentes que, de certa forma, é importante para o percurso académico dos mesmos?
Acho muito importante que exista essa iniciativa de partilha por parte da comunidade estudantil. Essa iniciativa desenvolverá a comunidade e também enriquecerá os alunos a nível pessoal e social.
Recentemente ocorreu a semana académica e sabemos que a AE teve o seu papel na organização desta semana festiva. De que maneira é importante para Penafiel e para a comunidade estudantil a existência de uma semana académica?
A semana académica em Penafiel já é considerada tradição, para que possamos proporcionar os melhores dias aos nossos estudantes, contamos com a parceria da Câmara Municipal de Penafiel e da Comissão de Praxe. É uma semana que ficará sempre gravada na memória dos nossos estudantes, principalmente para os finalistas, sendo que concluem uma Licenciatura ou Mestrado.
Sabemos que são muito pontuais no que diz respeito à partilha de informação nas redes sociais. Sentes que, de certa forma, vos aproxima mais dos alunos?
Em função de apenas estarmos constituídos há cerca de dois anos, temos apostado muito na divulgação nas redes sociais de forma a nos aproximarmos dos nossos alunos e termos um contacto mais próximo, pois podem esclarecer dúvidas através do nosso Instagram relativamente a atividades que estejam a decorrer ou relativas à Instituição de Ensino.
É do conhecimento da comunidade académica todo o vosso apoio ao aluno Flávio Moreira, atleta de Taekwondo. Como surgiu esta parceria entre a AE e este aluno?
Esta parceria surgiu porque o aluno Flávio Moreira apresentou-nos os campeonatos que são organizados pela Federação Académica do Desporto Universitário, mais conhecida por FADU. O aluno mostrou interesse em participar no Campeonato Nacional de Taekwondo e assim disponibilizamos toda a ajuda para realizar esse feito. O estudante acabou conquistando o troféu de campeão na categoria masculina de freestyle, deixando a nossa comunidade muito orgulhosa.
Como AE, existem alguns planos/projetos que gostariam de concretizar ainda antes do fim do vosso mandato?
Os principais projetos que temos em vista é preparar e organizar a Gala de Finalistas que consiste na organização de uma gala, destinada aos estudantes finalistas e demais alunos que queiram participar, frisando que está aberta a toda a comunidade, podendo eles levar acompanhantes. Teremos também a participação dos docentes e membros da AE. Ainda estamos a organizar a missa de finalistas e a entrega dos diplomas para os nossos finalistas.
Enquanto representante da AE, que conselho darias a todos aqueles que demonstram interesse em, um dia, vir a estar no teu lugar?
O conselho mais sincero que posso oferecer é que para ocupar o lugar de presidente é preciso ter muita coragem e dedicação, mas acima de tudo criarmos uma equipa em que confiamos e saibamos que vão estar lá para nos apoiar e a desenvolver atividades para os nossos estudantes.
Entrevista realizada por: João Torres (ACJ 1.ºANO. 2023/2024)
Entrevistada: Ana Mendes (LEB 2.ºANO. 2023/2024)
Escrito por: João Torres, Maria Maia (ACJ 1.ºANO. 2023/2024)
Revisto por: Corpo editorial/ Célia Novais