A Princesa da Chuva é um livro para o 2.º ano e é da autoria de Luísa Ducla Soares. A obra relata a história de uma princesa que se chamava Princelinda. Quando ela nasceu, a Rainha Regina queria fadar à força a sua filha por três fadas, então pôs um anúncio em todos os jornais do reino.
Apareceram três fadas: uma pediu para pagamento o coche de ouro puxado por dez cavalos, a outra pediu as joias da Rainha e a seguinte pediu o dinheiro dos cofres do Estado. Os Reis deram-lhe tudo o que pediram.
As fadas fadaram a Princesa: a primeira fada fez com que a Princesa fosse boa, a segunda fez com que fosse bela e a terceira, quando tinha a varinha pousada na testa da Princesa, ouviu um barulho e era a Princesa a fazer chichi, portanto a fada fez com que a Princesa se chamasse a Princesa da Chuva e por onde ela passava, chovia. Quanto mais a Princesa crescia mais água havia no Reino. Diante isto, como havia muita confusão por causa da água, a Princesa resolveu sair do Reino.
Entretanto, começou um incêndio no Palácio dos pais, que fez com que a Princesa regressasse para apagar o fogo com a sua chuva. Como forma de agradecimento ergueram uma estátua da princesa, das três fadas e da ama. Por fim, quando a cerimónia de inauguração terminou, a princesa despediu-se dos pais e voltou à sua viagem.
Considero que esta história se enquadra no 2.º ano de escolaridade pois é divertida e nestas idades é crucial incentivar as crianças a ter hábitos de leitura.
Escrito por Alexandra Oliveira (1º Ano ACJ I 2023/2024)
Revisto por Bruna Sousa (1ºAno ACJ I 2023/2024) / Célia Novais